Páginas

domingo, 30 de março de 2014

O Teste do Tempo


Todo ser humano que caminha sobre este planeta é submetido a diferentes tipos de testes. Um dos mais comuns é o Teste do Tempo. O que chamo de Teste do Tempo é o espaço temporal que existe entre o surgimento do nosso desejo e a sua satisfação. É inevitável: a maioria das coisas que realmente têm valor neste mundo exige tempo para ser conquistada.

Com o avanço da tecnologia, parece que temos nos acostumado a satisfazer nossas vontades rapidamente. O controle remoto nos faz trocar de canal a cada segundo. O forno microondas acelera o fim do nosso apetite. Os meios de transporte nos fazem atravessar grandes distâncias cada vez mais rapidamente. Para falar com alguém, não precisamos nos deslocar nem sequer alguns metros... É só usar o WhatsApp. Com todas essas facilidades, somos levados a pensar que tudo na vida pode ser alcançado facilmente, o que não é verdade.   

Saltar etapas não é opção para quem pretende alcançar vitórias duradouras. Não dá para chegar à faculdade sem cursar o Ensino Médio, mesmo fazendo supletivo. Não dá para viver em paz junto à família sem levar um bom tempo lutando contra a própria natureza para alcançar uma boa convivência. A espera perpassa todas as fases do processo, e é parte importante para a construção do nosso caráter. Acontece que, às vezes, já temos feito todo o necessário, mas aquilo que queremos simplesmente não se faz real. O que fazer para dar um fim nessa sensação de não estar produzindo nada, de estar passando por um tempo inútil?

Para começar, devemos nos lembrar que tempo algum é inútil, ainda que não estejamos realizando nada concreto. O apóstolo São Paulo era um homem muito ativo e devia ser insuportável para ele imaginar a si mesmo sem realizar obras para Deus. No entanto, em muitas ocasiões ele foi preso injustamente, o que o forçava a passar longos períodos sem realizar tudo o que queria, ou, mesmo, cuidar das pessoas que amava. Apesar disso, ele aproveitou o tempo em que esteve preso e escreveu cartas para dar instruções e fornecer consolo aos seus amigos. Essas cartas são lidas até hoje e fornecem instrução e consolo para milhões de pessoas no mundo inteiro.  

A exemplo de Paulo, podemos tornar útil o nosso tempo de espera a partir do momento em que decidirmos esperar ativamente, realizando algo que esteja ao nosso alcance. Se já fizemos tudo o que podíamos por uma causa, podemos fazer algo por outra causa. Há sempre alguém precisando de uma palavra de conforto ou uma mão amiga.

Enquanto esperamos, não devemos nos exasperar. Tornar-se irritadiço ou amargo não contribui em nada – pode crer. A paciência é a virtude mais abundante nos vitoriosos, mas, ao mesmo tempo, a menos evidente. Atribuem ao meu xará Isaac Newton a seguinte frase: “Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que por qualquer outro talento”.

Finalmente, saber esperar é não desistir por causa da demora. Desistindo, você não apenas não alcança o que pretende, como desperdiça o seu tempo e toda a dedicação empregada. O Teste do Tempo não é fácil, mas os testes existem para que nós sejamos aprovados.  Então, tenha paciência, pois é certo o que disseram: “O que vale a pena possuir, vale a pena esperar”.

4 comentários:

  1. Que legal este texto... Muito edificante e esclarecedor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Italozão. Você é um grande incentivador! Abç!

      Excluir