Páginas

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Prioridade de verdade


Segundo um dicionário que consultei, prioridade é aquilo que está em primeiro lugar, ou aquilo que aparece primeiro numa ordem de importância. Mas você já sabia o que é prioridade, não é? Provavelmente perdi meu tempo procurando o significado de uma palavra tão conhecida. Permita-me, porém, discordar dessa hipótese. Prioridade é uma daquelas palavras das quais sabemos o significado, mas agimos como se não soubéssemos. Duvida?

Não poucas vezes flagro a mim mesmo num conflito: quais são as coisas mais importantes da minha vida? Posso pegar uma caneta agora e começar a escrever. Sei que anotarei num caderno os nomes de familiares e amigos, coisas relacionadas ao meu trabalho e projetos futuros, provavelmente nesta ordem. Contudo, quando olho para o meu dia a dia, pode ser que eu não veja essa lista refletida em minhas atitudes.

É bem comum dizermos: “Ah, a minha família é a coisa mais importante da minha vida”. Apesar disso, o tempo de qualidade que dedicamos às pessoas do nosso círculo familiar não corresponde à nossa afirmação. Outras vezes estamos tão preocupados em termos um futuro de sucesso que negligenciamos nosso trabalho, deixando a desejar em nossas atividades. Isso também acontece quando dizemos priorizar nossa espiritualidade, mas não dedicamos tempo algum para desenvolvê-la.

Stephen R. Covey, autor do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, afirma que a melhor maneira de corrigirmos nossas prioridades é colocarmos as coisas mais importantes no lugar mais importante, de verdade.  Ele nos aconselha a identificar (fazer uma lista com) as coisas realmente importantes em nossa vida e nos dedicar a elas, de maneira que aquilo que dizemos possa corresponder ao que fazemos. E isso ocorrerá quando você puder observar suas atividades diárias e perceber que verdadeiramente está se dedicando às coisas que considera importantes – na prática.

Um ponto relevante é procurar não compensar uma prioridade por outra menos importante. Por exemplo: o tempo que os pais devem dedicar aos seus filhos é inestimável. Jamais o nosso trabalho, os presentes que damos aos nossos filhos ou a mensalidade que pagamos da escola poderão substituir os momentos que podemos passar simplesmente nos relacionando com eles. Não podemos conquistar nossos filhos pagando-lhes a faculdade. Nas palavras de Goethe: “As coisas que mais importam não deveriam depender das coisas que importam menos”.

Acho que já deu pra perceber que, muitas vezes, agimos como se não soubéssemos o que é prioridade. “Prioridade é prioridade!” – ouvimos nosso patrão dizer. E ele tem razão. As coisas às quais eu não ofereço minha dedicação não podem ser importantes para mim. E se, porventura, exista uma Pessoa, ou pessoas ou coisas que mereçam nossa dedicação, que comecemos, agora, a agir de acordo com o valor que elas têm. Que possamos, enfim, colocar as coisas mais importantes no lugar mais importante. 


2 comentários:

  1. Excelente texto meu caro amigo. Suas palavras estão bem colocadas e se encaixam perfeitamente no meu dia a dia. Já fui várias vezes assaltada por pensamentos sobre as minhas prioridades, organizando as minhas necessidade de primeira ordem como espiritual, familiar, financeira e social, mas enfim, algo acabava atropelando a agenda e a sequencia de dever a ser cumprido não saia como esperava em uma boa parte do meu tempo. Mesmo sendo organizada nos meus horários, algo sempre me frustava. Este ano estou em busca de uma rotina diferente. Que me possibilita a fazer poucas coisas sem sobrecarregar o tempo, na expectativa de viver intensamente mais feliz e com mais qualidade de vida. As coisinhas fúteis vão sendo realizadas quando der e quiser! Um forte abraço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Jaque, eu também quero ter uma rotina diferente este ano, e pretendo lutar contra a natural indisciplina humana para que minhas prioridades realmente sejam prioridades pra mim. Espero que sua nova rotina te leve a incríveis experiências! Superabraço!

      Excluir