Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Entre vales e montanhas

A vida é uma constante surpresa. Por mais que pensemos que no futuro as coisas sucederão como imaginamos, invariavelmente nos surpreendemos com novas possibilidades se tornando reais. Muitas pessoas reclamam do fato de não saberem o que vai ocorrer, permitindo ser atormentadas por preocupações e pelo medo. Mas o fato é que, não conhecer o futuro é uma dádiva.

Imagine que a vida é uma viagem que você planejou durante anos – uma trilha nas montanhas mais belas que se possa imaginar. Depois de ter analisado previamente todos os guias de viagem, de ter sonhado com os momentos alegres que você viveria, de ter pesquisado na internet todos os lugares legais  que poderia visitar, agora você se encontra com os pés sobre o tão sonhado lugar e a realização do sonho já começou. A vida é assim, com a diferença que não foi você quem planejou a viagem, mas Alguém a preparou com muitas surpresas agradáveis para que você as vivenciasse a cada dia.

Quem gosta de fazer trilhas sabe que o fator surpresa é fundamental para que haja diversão nesse tipo de lazer. Podemos preparar nossa mochila com todos os utensílios necessários, planejar o percurso, mas nunca sabemos de antemão o que irá ocorrer, de verdade. Ainda bem! De outra maneira, como poderíamos sentir a alegria de encontrar um fascinante animal silvestre, uma caverna inexplorada, uma lugar sobre a montanha de onde se possa contemplar um lindo pôr do sol? O Mastercard pode ser útil para muitas coisas, mas essas surpresas não têm preço.

Outrossim, a vida está cheia de coisas boas por acontecer, das quais ainda não temos consciência. Ora, se não fosse assim, não seriam surpresas. Cabe a nós trilhar o nosso caminho, não com preocupações excessivas, mas com uma ardente expectativa pelas coisas maravilhosas que estão prestes a tornar-se reais. E posso afirmar que esse sentimento é muito mais intenso no coração de quem acredita que um certo Agente de viagens preparou tudo com amor, para a nossa felicidade. 

Considerando que já nos encontramos em nossa Viagem, devemos ter consciência de que não podemos escolher outra, mas, sim, tentar fazer com que esta seja a melhor possível. Não podemos viver a vida de outra pessoa. Contudo, é essencial carregar nossa mochila com amor ao próximo, perdão e sabedoria para qualquer eventualidade em nossa trilha.


Muitos vales vão surgir, e vai ser difícil atravessá-los. Não se pode passar para uma montanha mais alta sem se enfrentar o vale. Apesar disso, pode ter certeza, depois de passar pelo vale e ter escalado a montanha, a vista lá de cima vai ser surpreendente, e vai valer a pena.

Publicado no Diário do Sudoeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário