Páginas

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Mudar os outros



É muito ruim conviver com pessoas chatas. Tem gente que é insuportável, não é mesmo? Sempre têm uma coisa negativa pra dizer, sempre reclamando do clima, da roupa, do ar, da comida... Pessoas irritantes assim deveriam mudar! Falam mal dos outros pelas costas, são arrogantes, prepotentes. Eu não suporto pessoas assim, mas acontece que eu vivo sempre cercado delas!  Acho que me falta entender que a razão disso é que o verdadeiro chato, irritante, arrogante e prepotente sou eu.

Todo mundo tem o seu dia para acordar de mau humor. Sabe aquela vez que você teve que comparecer ao casamento da sua amiga na noite anterior e foi obrigada a ficar até o final da festa? Ninguém perguntou se você teria que trabalhar no outro dia! Sua amiga insistiu que você não deveria ir embora até partirem o bolo, só que as horas passam e o bendito bolo não é servido. Lá para as duas da madrugada, finalmente partem o bolo, mas a festa não acabou: faltam as fotos! Quando você finalmente consegue chegar em casa, já são umas quatro da manhã. Então você acorda para ir ao trabalho com aquele mau humor, que quando alguém te diz “bom dia”, a vontade é de responder com um “não enche”...

Se você já passou por isso, não tem problema. Ter um dia ruim de vez em quando é normal. A gente fica meio insuportável nesses momentos. No entanto, fazer do nosso dia a dia uma caçada aos defeitos dos outros, buscando insistentemente razões para acreditar que todos à nossa volta são irritantes, não parece bom. Se todos à minha volta são chatos, o que me faz acreditar que eu sou a exceção?

    Muito frequentemente, a maneira que as pessoas nos tratam é uma resposta à maneira como as tratamos. Contudo, é difícil fazer uma autoanálise acurada para saber se o meu jeito de lidar com o próximo é apropriado. Existem lances num jogo de futebol que só podem ser vistos da arquibancada. Ou seja, existem defeitos em nós que só os outros enxergam. A dica é: se todo mundo te trata mal, algo está errado com você.

Eckhart Tolle, escritor norte-americano, afirma que “aquilo que nós achamos mais irritante nos outros é, na verdade, um indicador daquilo que nós achamos (inconscientemente) mais irritante em nós mesmos”. Logo, se o que mais me irrita nos outros é a arrogância, provavelmente o indivíduo mais arrogante que conheço é aquele que eu vejo no espelho todas as manhãs. Difícil admitir isso, não é? Mas o reconhecimento de um defeito pode ser a primeira etapa de uma mudança para melhor.

Nem sempre é assim, mas, não raro, o ambiente em que nós vivemos reflete as nossas atitudes. Experimente ser alguém mais tolerante e você vai perceber mais tolerância nas pessoas à sua volta. Isso acontece, também, se você acrescenta o amor, o perdão, a gentileza... “gentileza gera gentileza”, já dizia o profeta. E quem sabe esse círculo vicioso, essa roda viva do bem não carregue o mau humor pra lá...

Seria bem mais fácil se todo mundo, de repente, mudasse para melhor. Mas, como isso não acontece, só nos resta mudarmos a nós mesmos. Dá trabalho, mas, também, dá muitas alegrias. E, com um pouco de paciência, pode se tornar realidade o conselho do Pensador: “muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente”.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário