Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Valorizando pessoas


“O mundo dá voltas”. Com este ditado costuma-se tratar de um fato que ocorre o tempo todo: a mudança. O mundo, as situações e as pessoas mudam, e, muitas vezes, quem um dia se encontrava numa posição elevada, outro dia já precisa da ajuda de alguém para levantar-se. Um sábio dizia: “não há nada de novo debaixo do sol”, e tinha razão. Tudo muda, e nisso não há novidade.


O problema é quando insistimos em pensar que as coisas sempre mudarão para pior, principalmente no que diz respeito a seres humanos. Quantas vezes convivemos com pessoas cujo histórico de mau comportamento nos faz pensar que nunca vão melhorar? Algumas são afetadas pelo alcoolismo, outras por uma rebeldia adolescente; outras, ainda, por uma preguiça patológica. Algumas, até, por uma inabilidade com as finanças que lhes levam sempre à falência. Nossa tendência natural é procurar um culpado: elas mesmas – dizemos –, porque são irresponsáveis e sempre jogam fora as oportunidades. Mas será que não existe nada melhor a fazer do que simplesmente atribuir-lhes a culpa por seus fracassos?

Houve um homem que perdeu cinco eleições e duas disputas para cargos políticos. Um perdedor – alguns diriam. Este mesmo homem faliu duas vezes e teve um colapso nervoso. Finalmente, depois de muita persistência, chegou a ser presidente dos Estados Unidos. Podemos perceber, com isso, que as coisas podem mudar para melhor na vida de alguém, e nós devemos ser os primeiros a acreditar na possibilidade de recuperação dos outros. Esse homem, Abraham Lincoln, percebeu, em sua vida, as voltas que o mundo dá, e o quanto algumas pessoas se mostraram importantes em sua recuperação até a vitória.

O que quero dizer é que devemos valorizar as pessoas quando ninguém mais lhes dá valor. Sei que não é uma comparação perfeita, mas eu poderia dizer que as pessoas são semelhantes a ações de uma empresa. Segundo um dos maiores investidores do mundo, Warren Buffet, o momento certo de comprar as ações de uma organização é quando ninguém mais as quer. Assim, você deposita confiança naquela empresa e compra suas ações, esperançoso de que ela venha a recuperar-se financeiramente. Anos depois, quando as ações se valorizarem, renderão bastante lucro, mas somente para quem arriscou dar-lhes valor quando ninguém queira fazê-lo.

Todos nós conhecemos pessoas que são desprezadas pela sociedade – estão sempre à nossa volta. Talvez elas precisem de uma palavra de incentivo, uma ajuda ou, quem sabe, apenas de um abraço. Portanto, aproveite o momento em que você tem condições de ajudar alguém. O mundo dá voltas, e pode ser que daqui a algum tempo seja você quem precise de um sorriso e um pouquinho de atenção. E, nessa hora, quem você ajudou no passado pode estar num lugar mais alto e com o braço estendido para erguer aquele que um dia lhe valorizou, como ninguém mais o fez.


Texto publicado no Diário do Sudoeste da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário